Dia da Família 2012

Como previsto, comemorámos hoje o Dia da Família. A festa realizou-se no Centro Cívico de Estreito de Câmara de Lobos e abordou, como seria de esperar, a temática da família. O nosso painel de convidados muito enriqueceu a discussão sobre o tema. 

A professora Lúcia Fragoeiro, docente do ensino especial na nossa escola, apresentou algumas ideias, discutindo a relação escola-família e a importância do sucesso desta parceria. Uma complementa a outra e ambas, em harmonia, desempenham um papel importantíssimo no desenvolvimento da criança. 

Depois foi a vez da apresentação do livro Ogima pelo seu autor, o escritor Francisco Fernandes, e pela sua ilustradora Anabela Machado. Este excelente livro, destinado essencialmente ao público infantil, aborda de forma leve e intuitiva algumas das problemáticas que afetam as crianças e as suas famílias, como sejam o abuso do álcool ou drogas, a exploração, a violência ou o assédio. É necessária muita arte criativa para abordar estes temas sem nunca mencionar diretamente aquelas palavras. 

Seguindo esta temática, a Dr.ª Susana Pedra, psicóloga do Centro de Segurança Social da madeira, fez uma apresentação denominada “violência na família: por que não?” onde apresenta algumas das razões porque não devemos tolerar esta prática. 

Antes do intervalo ainda houve tempo para uma atuação do coro infantil da escola da Marinheira e para um dueto musical entre uma aluna da escola e a sua mãe. 

Após o lanche partilhado pelos alunos e os seus familiares, passou-se à realização do nosso concurso de karaoke. Foi um momento ao mesmo tempo divertido e enternecedor uma vez que foi emocionante ouvir alguns alunos cantarem, lado a lado, com os seus familiares mais próximos, essencialmente as mães. 

Este tipo de comemoração tem cada vez mais sentido uma vez que as famílias, assim como a sociedade, estão em mudança. As famílias de hoje já não são regidas pelo modelo tradicional do passado. Realmente, o que faz uma família é o amor, independentemente de quem a constitui. Falar do dia do pai e dia da mãe ainda tem (e terá sempre) sentido mas o conceito de família (quer o queiramos ou não) está mais alargado e sujeito a novos paradigmas, fruto da evolução da sociedade. Porque muitos alunos têm os seus progenitores ausentes (independentemente do tipo de ausência, forçada ou não, física ou não) apostámos em celebrar a verdadeira família, aquela que resulta do amor, do carinho, da presença nos bons ou nos maus momentos.

Veja algumas fotos abaixo.

Escola da Marinheira

Somos uma escola do 1ºCiclo com Pré-Escolar inaugurada em Junho de 1999. Pertencemos ao concelho de Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira, Portugal.

One thought on “Dia da Família 2012

  • 16 Maio, 2012 às 19:31
    Permalink

    Foi uma comemoração diferente que congregou alunos, professores, pais e outros familiares. Revestiu-se de grande importância, uma vez que nunca é demais lutar por melhores condições de vida das nossas crianças. Parabéns a todos os que tornaram possível este dia e de uma forma especial à profª Lúcia Fragoeiro pela sua brilhante prestação.

    Responder

Deixe o seu comentário...

%d bloggers like this: