Museu A Cidade do Açúcar

A turma do Ensino Recorrente da EB1/PE da Marinheira visitou o Museu – A Cidade do Açúcar,  localizado no coração do centro histórico do Funchal, na freguesia da Sé.

Este núcleo museológico evidencia as influências culturais e artísticas que o período histórico do Ciclo do Açúcar (séculos XV e XVI) trouxe à ilha da Madeira.

O património exposto no museu inclui achados de escavações arqueológicas, realizadas em 1989, às casas do produtor e negociante flamengo, João Esmeraldo, um Pão de Açúcar, Formas de açúcar, pinturas e esculturas flamengas, um raro conjunto de medidas manuelinas, contadores, objetos em prata lavrada com o brasão de armas da cidade, peças proveniente do Oriente, entre as quais figuram dois exemplares de porcelana chinesa do século XVII, de elevada qualidade técnico-artística. Estes objetos testemunham as relações comerciais entre a Madeira e o resto da Europa.

O grupo também visitou na baixa do Funchal, a exposição relacionada com a Semana Regional das Artes ‘2017, na qual participam mais de 4000 alunos do pré-escolar e ensino básico e secundário, oriundos da maioria das escolas do ensino básico e secundário da RAM, educadores, professores de áreas artísticas, alunos e professores das atividades extraescolares da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) e do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM), formações artísticas da DSEAM, do CEPAM, Ass. Xarabanda, Ass. Flores de Maio, Escola de Dança do Funchal, Artemotion, Estúdio 21 e Francis Kidz Dance Flavourz.

Somos uma escola do 1ºCiclo com Pré-Escolar inaugurada em Junho de 1999. Pertencemos ao concelho de Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira, Portugal.

Escola da Marinheira

Somos uma escola do 1ºCiclo com Pré-Escolar inaugurada em Junho de 1999. Pertencemos ao concelho de Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira, Portugal.

Deixe o seu comentário...