Sonho de Turma

Na data de sete de junho do ano dois mil e dezassete, a turma A do quarto ano de escolaridade concretizou o projeto intitulado Sonho de Turma.

Ao longo do tempo planeámos com enorme dedicação a nossa “Viagem de Sonho” com destino ao Porto Santo. De referir que o grupo efetuou uma preparação prévia no intuito de garantir pleno sucesso.

No dia agendado iniciámos com a concentração do grupo na nossa escola e partimos para o Porto do Funchal num transporte gentilmente cedido pela Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, no horário compreendido entre as 6h30m e 7h00m.

A entrada e estadia a bordo do Lobo Marinho ocorreu das 7h00m até às 10h30m. Os momentos vividos foram agradáveis. Nós tivemos oportunidades de observar a paisagem, entre a Ilha da Madeira e Porto Santo, realizámos jogos e estabelecemos um convívio saudável entre todos.

Na chegada à Ilha Dourada ficámos surpresos com tamanha beleza.

Fizemos um lanche conjunto com o Sol a embelezar o nosso sorriso. Posteriormente o grupo dirigiu-se à Casa Colombo. Nós beneficiámos de uma visita de estudo guiada por excelentes profissionais. Durante um tempinho viajámos pelo passado e absorvemos conhecimentos relativos à história e cultura locais.

Seguidamente, fomos ao externato Nossa Senhora da Conceição. Tomámos a nossa deliciosa refeição, fomos presenteados com carinhosas surpresas e sentimos uma receção de coração.

Os nossos sorrisos ampliaram no momento que pisámos o Parque Infantil. A liberdade e o divertimento foram constantes e o interior de cada criança revelou máxima felicidade.

A vida surpreendeu com o aguardado passeio turístico em redor daquele pequeno paraíso. A paisagem encanta pelos tons dourados salpicados de verde, azul, branco, castanho e outros. Registámos imagens e aprendizagens referentes àquele amado mundo.

O roteiro turístico contemplou diferentes paisagens divinas (Miradouro da Portela, Pico Castelo, Serra de Dentro, Serra de Fora, Quinta das Palmeiras, Campo de Golfe, Calheta e outros).

No Miradouro da Portela visualizámos um autêntico paraíso. O Pico Castelo proporciona beleza e altitude à ilha. A Serra de Dentro e a Serra de Fora revelam um cenário que nos convida a uma aula viva sobre a história de um povo. A Quinta das Palmeiras é um verdadeiro oásis que cativou o nosso coração. Nós tivemos uma brilhante experiência e estabeleceu-se uma harmoniosa convivência com os animais e plantinhas (fauna e flora).

Na passagem vislumbrámos uma enorme área coberta por um tapete verdejante que ganha brilho na água cristalina (Campo de Golfe). Num olhar instantâneo observámos a Calheta numa moldura única.

Prosseguimos caminho até ao centro da ilha no conforto do autocarro (DUNAS) simpaticamente oferecido pela MB-TRAVEL Madeira.

A beleza natural da praia de areia com os seus pequenos cristais funde-se na água do poderoso e infinito Oceano Atlântico. A euforia dominou o momento. A prevenção orientou as atitudes. Vivemos uma série de sensações (macio, frio, quente, áspero,…).

A magia local cobriu os nossos corpos no branco do protetor solar, na transparência da água, refletindo o azul, no dourado intenso do Sol e no colorido das toalhas sobrepostas numa amarela cama fofinha de areia.

O fresco sabor da tradicional Lambeca do Porto Santo surpreendeu o nosso paladar.

No meio de transporte facultado pela Câmara Municipal do Porto Santo fizemos partilha de momentos e absorvemos as últimas imagens paradisíacas.

Acomodados no Lobo Marinho deslizávamos na vontade insaciável de retorno à ilha.

Envolvidas nas atividades lúdicas e encantados com as dádivas da Natureza (gaivota a planar ao longo do percurso,…) regressávamos preenchidos (sentimentos, emoções, aprendizagem e outros). 

A multidão aguardava carinhosamente a nossa aproximação a porto seguro (Porto do Funchal). O nosso olhar focou e realçou algumas presenças especiais (família e escola).

A receção na nossa escola tomou vida em todos os corações (família, amigos e escola).

O nosso interior ganhou asas com a concretização do Sonho de Turma. Eterna gratidão a todos os elementos que dedicadamente nos proporcionaram a viagem de sonho.

Texto coletivo (4ºA)

Clique AQUI ou na imagem abaixo para ver algumas fotos da nossa Viagem de Sonho.

Somos uma escola do 1ºCiclo com Pré-Escolar inaugurada em Junho de 1999. Pertencemos ao concelho de Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira, Portugal.

Escola da Marinheira

Somos uma escola do 1ºCiclo com Pré-Escolar inaugurada em Junho de 1999. Pertencemos ao concelho de Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira, Portugal.

Deixe o seu comentário...