Visita ao Museu Quinta das Cruzes

No dia 10 de novembro, um grupo de formandos do Ensino Recorrente da Escola da Marinheira deslocou-se, na parte da manhã, ao Funchal, para visitar o Museu Quinta das Cruzes, sendo acompanhados pela professora titular.

No Museu, o grupo foi recebido por uma guia (professora Ana) que nos acompanhou ao longo de toda a visita, dando a conhecer a grande coleção particular de César Filipe Gomes e a de João Wetzler, que constituem a base da criação deste museu.

A nossa guia começou por nos informar que este Museu é composto pela antiga residência dos Morgados das Cruzes, pela Capela de Nossa Senhora da Piedade e por um belíssimo Jardim, que inclui o Orquidário e o Parque Arqueológico (construído a partir de elementos arquitetónicos provenientes de demolições de vários edifícios). Também nos comunicou que A Quinta da Cruzes está associada à figura de João Gonçalves Zarco, uma vez que foi nestas imediações que estabeleceu a sua segunda residência e que esta propriedade  sofreu várias alterações ao longo dos séculos, transformando-se a partir do século XVIII, numa emblemática “Quinta Madeirense”.

Ao longo do Museu podemos encontrar vários objetos de arte, Mobiliário Português e Estrangeiro, na sua maioria Inglês, bem como diversas peças de Ourivesaria, Joalharia, Cerâmica e Escultura. Entre as peças de mobiliário Português encontramos vários exemplares de meados do século XVII e XVIII, com especial destaque para o mobiliário dito de Caixa de Açúcar. Merece também especial referência, dois contadores de finais do século XVII  bem como uma mesa em pau-santo e dois contadores indo-portugueses do século XVII. Entre os elementos de mobiliário Estrangeiro encontramos várias peças dos séculos XVIII e XIX  em estilo, nomeadamente uma mesa de leitura  e uma consola dos finais do século XVIII. São de salientar dois contadores espanhóis e algumas peças de origem francesa.

O segundo núcleo, de Porcelanas, subdivide-se em porcelana europeia e oriental.

Este museu possui ainda uma pequena, mas interessante, coleção de escultura, com especial referência: o retábulo flamengo, A Natividade, do século XV, uma Virgem com o Menino de inícios do século XVI e a coleção de figuras de presépio, atribuídas a barristas portugueses. Encontramos também uma coleção de desenhos, na sua maioria, de autores que visitaram a Madeira no século XIX.

A Visita ao Museu ficou concluída, na zona dos Jardins, onde o grupo tirou algumas fotografias, aproveitando a beleza dos jardins.

Pode dizer-se que a visita decorreu como tinha sido previsto e foi bem apreciada por todos os participantes.

Somos uma escola do 1ºCiclo com Pré-Escolar inaugurada em Junho de 1999. Pertencemos ao concelho de Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira, Portugal.

Escola da Marinheira

Somos uma escola do 1ºCiclo com Pré-Escolar inaugurada em Junho de 1999. Pertencemos ao concelho de Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira, Portugal.

Deixe o seu comentário...