Visita à Assembleia

No dia 23 de novembro, os alunos das turmas do 4ºA e 4ºB deslocaram-se a uma visita de estudo à assembleia Legislativa Regional e ao Colégio dos Jesuítas.

A visita de estudo iniciou-se nas instalações da Assembleia Regional. Os alunos visitaram a sala de reuniões, a sala das comissões, a biblioteca e a sala de sessões solenes. Nestes espaços os alunos observaram objetos antigos, nomeadamente os contadores, caixas de açúcar e tapeçarias, bem como os tetos e as cantarias, que nos contam um pouco da história da nossa região.

Seguidamente, os alunos sentaram-se nos lugares dos deputados na sala do plenário. Aí aprenderam aspetos do seu funcionamento e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e fazer perguntas. Após a observação da Sé do Funchal e da estátua de João Gonçalves Zarco, os alunos lancharam e dirigiram-se para a segunda parte da visita de estudo, o Colégio dos Jesuítas. Já no Colégio dos Jesuítas um aluno da UMa explicou aspetos importantes da história daquela instituição. Os alunos ficaram a saber que a instituição foi fundada pela Ordem dos Jesuítas e deste modo foi um colégio para 200 rapazes com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. Mais tarde, foi um seminário, um quartel militar inglês, um quartel militar português e, anos mais tarde, a Universidade da Madeira. Atualmente é ali que funcionam os serviços da reitoria da UMa.

Foram duas visitas de estudo muito proveitosas do ponto de vista educativo, uma vez que se enquadram nos conteúdos que estão a ser estudados na área de estudo do meio. Nada melhor do que começar pela história da região para ficar a conhecer a história de Portugal.

Somos uma escola do 1ºCiclo com Pré-Escolar inaugurada em Junho de 1999. Pertencemos ao concelho de Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira, Portugal.

Escola da Marinheira

Somos uma escola do 1ºCiclo com Pré-Escolar inaugurada em Junho de 1999. Pertencemos ao concelho de Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira, Portugal.

Deixe o seu comentário...